Notícias
Dia dos Solteiros: O que esperar da data chinesa de promoções
11.11.2021

O maior festival de compras do comércio eletrônico do mundo, o Dia dos Solteiros da China ou “Double 11” acontece nesta quinta-feira (11/11) e a expectativa é de que os recordes das edições anteriores sejam novamente superados neste ano. Em 2020, as maiores plataformas de vendas do país, Alibaba (Tmall) e JD, registraram transações totais de US$ 115 bilhões em apenas um único dia.
O “Dia do Solteiro”, semelhante à Black Friday nos Estados Unidos, é uma data marcada como um festival de compras on-line não apenas para os chineses, mas que atrai também consumidores do exterior, com expansão do comércio digital global.
“Ao mesmo tempo em que produtos ‘Made in China’ com preços razoáveis são vendidos para todo o mundo por meio de plataformas de e-commerce internacionais, produtos de alta qualidade do exterior também entram no mercado chinês, promovendo uma relação de ganha-ganha do comércio internacional e construindo uma ligação entre a China e os demais países do mundo”, destaca a Rádio Internacional da China (CRI).
Segundo o consultor de negócios internacionais e criador do site 5iZ, Gordon Dumoulin, quatro tendências de consumo estão em destaque neste ano: sustentabilidade e meio ambiente; “maré nacional”; “geração prata”, referente aos pessoas de 50 a 65 anos; e caridade. “Para o primeiro, as plataformas priorizam produtos ecológicos ou fornecem vouchers para produtos com eficiência energética”, explica, ressaltando que a intenção é promover um estilo de vida consciente e a favor da natureza.
Pessoas usando máscaras passam por um anúncio do Dia dos Solteiros da plataforma de compras online Tmall, de propriedade da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, em uma estação de metrô em Pequim, quinta-feira, 11 de novembro de 2021 — Foto: Mark Schiefelbein/AP Photo
As tendências nacionais e referente à população idosa realçam a popularidade de marcas nacionais, desde alta tecnologia e inovação até resgatando produtos tradicionais da cultura chinesa. Para Dumoulin, trata-se de tendência que destaca o reconhecimento social e familiar da sociedade chinesa, com foco em grupos de consumidores cada vez mais poderosos, que levaram às plataformas de e-commerce a adaptarem seus serviços a esses perfis e geração.
“Caridade, por sua vez, é uma grande iniciativa deste ano, com o lema ‘bens para o bem’ desenvolvido pelo Alibaba”, ressalta o consultor, em seu site.
Ele lembra que o Dia dos Solteiros começou em 2009 como um evento de um dia lançado pela empresa do bilionário chinês Jack Ma.
À época, o evento contava com apenas 27 comerciantes. “Hoje é o maior evento de compras de e-commerce do mundo, que vai de 1 a 11 de novembro, com shows de celebridades, apresentações transmitidas ao vivo e centenas de milhares de varejistas participantes, desde pequenas empresas até as principais marcas de estilistas”, destaca o consultor.
Ainda assim, o evento deste ano parece mais discreto em comparação com os anos anteriores. Este ano, antes da data celebrada hoje, 382 marcas relataram um faturamento de mais de 100 milhões de yuans (US$ 15,6 milhões) apenas na plataforma de comércio eletrônico do Alibaba durante os primeiros 10 dias do mês.
Porém, as últimas 24 horas do evento de compras ganharam força, com milhões de compradores e centenas de varejistas se preparando para a grande final, celebrada neste Dia dos Solteiros. Em termos de shows públicos, cerca de 290 mil marcas estão participando. A expectativa do Alibaba (Tmall) é de que mais de 900 milhões de pessoas participem.
Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, no período de 1 a 10 de novembro, máquinas de lavar e secar, eletrodomésticos e uma ampla gama de cosméticos pertencentes a várias marcas estrangeiras estão entre as escolhas mais populares.
Fonte: Valor Econômico